quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Silêncios e Palavras


Também disponível em MP3.


Neste vídeo Pe. Fábio fala sobre a importância de sabermos silenciar no momento certo, e também de saber falar a palavra certa, na hora certa. Palavra errada, na hora errada pode machucar tanto quem ouve quanto quem fala. É mais fácil se arrepender de uma palavra errada do que de um silêncio. As poucas palavras dos sábios valem mais do que uma multidão de palavras dos apressados.

Na comunicação verbal somos freqüentemente incompreendidos. Quando isto ocorre, é porque alguém falou com pressa, ou alguém ouviu sem atenção. As palavras ditas de forma errada podem ocorrer através de um conteúdo errado, ou de uma forma errada. Dizer algo correto, mas com dureza, não surte efeito; da mesma forma como falar mentiras de forma suave. É preciso estar atento ao conteúdo do que se está dizendo, mas também a forma deve ser muito bem elaborada. É o que Jesus faz, suas palavras são muito duras, mas Ele o faz com tanta ternura que é impossível não mergulhar em seu Amor.

Muitas vezes o que está errado não está no que nós dizemos, mas sim na forma como o fazemos. É preciso fugir da pressa, da raiva, da ira; pois tudo isso retira de nós a sabedoria, nos impedindo de falar com ternura.

Um comentário:

Maria Flor disse...

Temos que tomar cuidado ao falar quando estamos impacientes,preocupados,angustiados...pois dependendo da forma com que nos expressamos não conseguimos transmitir ao outro o que queremos... as vezes estamos certos,mas somos interpretados de outra forma...pois devido a nossa emoção no momento da fala podemos colocar tudo à perder... infelizmente aprendi isso tarde demais...perdi um relacionamento de quase três anos por não saber falar as palavras certas na hora certa no ritmo certo...